Ciclo de conversas
Parceiro: Plano Nacional das Artes
Moderação: Paula Soares, coordenadora intermunicipal do Plano Nacional das Artes
Conversas sobre Arte e Educação
A certeza comprovada cientificamente de que as artes, como expressão pessoal e cultural, se apresentam como instrumento essencial no desenvolvimento social e humanista das crianças e dos jovens, desenvolvendo a perceção e a imaginação, possibilitando a apreensão da realidade do meio envolvente, e desenvolvendo a capacidade crítica e criativa, assumindo-se, ainda, como o instrumento por excelência para educar as emoções, dá o mote a este ciclo de quatro conversas. Com centro no ecossistema Arte-Educação e assente em quatro perspetivas de enfoque - Programar, Celebrar, Incluir e Articular, conta com a participação de agentes culturais e de artistas, responsáveis de projetos locais e nacionais, escolas, professores, pais e alunos. Em conversas abertas com o público, integrando momentos performativos que confirmam as escolas como polos culturais, pretende-se aprofundar a temática e lançar um olhar focado na realidade de Viseu.
Este ciclo de conversas resulta de uma parceria com o Plano Nacional das Artes.
(3.out) PROGRAMAR
A programação cultural para crianças e jovens coloca desafios que importa partilhar e discutir - ouvir responsáveis nesse âmbito e aprofundar as particularidades do ecossistema cultural de que os mais novos fazem parte, reconhecer a sua importância e imaginar caminhos a percorrer são os objetivos desta conversa.
- Francisca Fazenda criadora e fruidora cultural
- Maria João Rochete adjunta de direção no Teatro Viriato
- Sandra Oliveira diretora artística da VNBM I arte contemporânea
- Sara Brighenti subcomissária do Plano Nacional das Artes
(4.out) CELEBRAR
A produção cultural e artística, na escola e a partir dela, tem um elevado potencial transformador das suas práticas educativas e de intervenção social e afirma as escolas como polos culturais. Colocam-se em diálogo projetos performativos e multidisciplinares neste âmbito e os seus protagonistas.
- Ana Paula Almeida professora coordenadora do Plano Cultural de Escola na ES Alves Martins em 23/24
- Florbela Sá Cunha professora coordenadora do Plano Cultural de Escola no AE Infante D. Henrique
- Micaela Cardoso artista residente no AE de Mundão
- Rita Rodrigues aluna de Ciências Socioeconómicas, 12.º ano, ES Alves Martins
Inclui apontamentos de Depois da noite, o cravo e Natália(s), espetáculos alusivos ao cinquentenário do 25 de abril, construídos no AE Infante D. Henrique e na ES Alves Martins, respetivamente.
(5.out) INCLUIR
A inclusão pluridimensional nas escolas e a consideração da diversidade, através de diferentes expressões artísticas, abre um espaço de (re)constituição de comunidades educativas mais inclusivas, coesas, atentas e colaborativas, concorrendo para o princípio de educação para e com todos.
- Carlos Oliveira ex-aluno da EP Projeto Plural
- Henrique Amoedo diretor artístico da Cia. Dançando com a Diferença
- Joana Medeiros ex-membro da Associação de Pais da EB de Paradinha / AE Infante D. Henrique
- Leonor Quintal professora de Educação Física, ES Viriato
- Maria Clara Campelo aluna de Ciências e Tecnologias, 10.º ano, ES Alves Martins
(6.out) ARTICULAR
Os sucessos e os constrangimentos do ensino articulado da Música, da Dança e do Teatro, na voz das escolas de Viseu responsáveis pelo mesmo e de intervenientes, a vários níveis, nesta via do sistema de ensino.
- Ana Cristina Pereira diretora pedagógica da Escola de Artes Performativas Lugar Presente
- Francisco Angélico aluno do ensino articulado de Teatro, 9.º ano, ES Emídio Navarro
- Íris Santos aluna do ensino articulado da Dança, 12.º ano, ES Emídio Navarro
- José Carlos Sousa diretor pedagógico do Conservatório Regional de Música de Viseu
- Vitória Pereira aluna do ensino articulado da música, 12.º ano, ES Alves Martins
Inclui apontamento musical com a interpretação de Allegro da suite BWV 998, de J. S. Bach, por Vitória Pereira.